você está lendo...
Geléia Geral, Imagens, Matérias e Publicações, Professores

Do livro de Dirce Militello: sobre os professores I

Reproduzo a seguir breves trechos em que a autora do livro “Picadeiro” cita os professores que aparecem aqui nas fotos sob o título de Alguns Professores.

Uma família de tradição circense já em quarta geração, que veio para o Brasil com o Circo Peruano em 1919. Ao mestre Juscelino meus respeitos pelo que sabe de circo, pelo que viveu e pelo que vai ter oportunidade de transmitir aos alunos da Academia Piolin de Artes Circenses. (p.23)

O trecho acima fala de Juscelino Savala, professor de acrobacia. Outras informações sobre ele neste texto de Verônica Tamaoki. A seguir, algumas referências que Dirce Militello escreveu, em 1978, sobre Amercy. E, se desejar conhecê-la um pouco mais na atualidade, sugiro visitar o Circo Paraki, blog do projeto “Espaço de Cultura Circense Dirce Tangará Militello – passado – presente – futuro”. Mas, voltemos à citação da Dirce, como segue:

No quadro dos mestres também está Amercy Marrocos. Ela é saltadora, tem boa noção de saltos, bons tempos de ‘flyflap’. Essa é uma palavra de origem inglesa. É um salto que pode ser dado um só, seguido ou tracaçado, que é o salto repetido quantos forem, no mesmo lugar. Amercy pertenceu a troupe dos Marrocos durante vinte anos. Começou com cinco anos e ainda hoje está participando de espetáculos com seus números de saltos. (p.16)

E abaixo, seus comentários sobre o Gibe Fernandes:

Todos se levantaram um a um pois, ouve-se o primeiro sinal. Quando vou passando pelo corredor vejo o Gibe, ele pertence à família Fernandes do Circo Chileno. O Circo Chileno funcionou durante cinco gerações e o último dos chilenos, que já está agora com 85 anos, vive das suas lembranças e de suas saudades. Ele é o tio do Gibe Fernandes. Gibe é artista circense de quinta geração. Ele dá aula de palhaço e é incrível como tem alunos. Ele ensina as bases da acrobacia de solo, cambotinhas e claques. (p.20)

Mais alguns trechos do livro, ainda sobre professores, aqui!

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Do livro de Dirce Militello: sobre os professores II « Academia Piolin de Artes Circenses - 7 de agosto de 2012

pode comentar :