você está lendo...
Geléia Geral, Matérias e Publicações

Informações sobre o livro “Picadeiro”

Militello, Dirce Tangará

Picadeiro / Dirce Tangará Militello – São Paulo : Guarida, 1978.

CDD -791.30981 – 791.3092

Mais detalhes: “2ª edição” (?) Edições Guarida Produções Artísticas. Rua Turiassu, 875 – Fone: 62-1065 / CEP 05005 – São Paulo – SP. Na contracapa: “De repente”… um livro: “Picadeiro” Prefácio de Landa Lopes. São Paulo, 30/11/78. A Landa era vizinha da Dirce, eram boas amigas. Jornalista, cineasta, já fora cantora e atriz e estava se candidatando à deputada federal na época. E, na orelha: um carinhoso comentário escrito por Denoy de Oliveira. S.P. 1º/12/1978. O livro é ilustrado, com fotos, imagens de cartazes e desenhos de equipamentos e números em preto e branco.

No finalzinho da orelha, Denoy escreve: …e assim como no picadeiro vocês dizem:“Vejam! Nós amamos! E somos belos!”, possam essas correntes de humanidade gritas: “Somos humanos! Vivemos com justiça e liberdade! Temos um corpo com força e inteligência que usamos para a nossa felicidade”. Muito agradecido à você, Dirce, de me incluir na troupe desse livro, como um dos Tangarás. E é até engraçado pois, todos os Tangarás tem nomes começando com “D” e ele também!

A autora conta sobre sua família, sobre sua experiência de vida no circo, retoma a história do circo a partir de suas memórias e das conversar que menciona na narrativa. Além de mencionar também a sua experiência frequentando a Piolin durante os primórdios de seu funcionamento. Mesmo organizado em capítulos, o livro tem um fluxo bastante solto, livre. A Militello escreve com leveza, como se estivesse mesmo contando uma história pra gente, tomando café em sua casa. Vai ligando uma idéia na outra, um fato ao outro e assim constrói uma narrativa daquelas que se tem vontade, e facilidade, de ler em uma sentada só!

Algumas imagens do livro estão reproduzidas em Grupo de Mestres e em Professores

pode comentar :